Comemorando o retorno gradual do público aos estádios após meses e meses de arquibancadas vazias como medida de combate à pandemia do COVID-19, hoje nós vamos trazer uma lista com os mais emblemáticos palcos do futebol pelo mundo.
Confira nossa lista:
1 – Maracanã
Inaugurado no dia 16 de junho de 1950 para ser palco da Copa do Mundo disputada naquele ano, o Estádio Jornalista Mário Filho era o maior do mundo, com capacidade para 155 mil espectadores. Sem sombra de dúvidas é o mais importante estádio do nosso país, tendo se transformado inclusive em ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro.
O gramado do Maracanã presenciou momentos históricos do futebol, como o milésimo gol de Pelé, a final da Copa do Mundo de 1950 – quando o Brasil perdeu para o Uruguai naquele jogo com público recorde de 199.854 torcedores presentes, que ficou conhecido como Maracanazo.
Por seu gramado desfilaram todos os craques do futebol brasileiro (Pelé, Garrincha, Zico, Júnior, Gerson, Roberto Dinamite, Romário, Bebeto...) e inúmeras estrelas do futebol mundial.
Após diversas reformas de modernização de seu espaço, o Maracanã hoje tem capacidade para 78.838 espectadores e continua sendo o maior estádio do Brasil.
2 – Wembley
O lugar mais importante do futebol inglês, quiçá europeu, foi inaugurado em 1923, quando recebeu a Final da Copa da Inglaterra entre Bolton Wanderers e West Ham United, com um público recorde de 127 mil torcedores, número superior à capacidade oficial do estádio.
Wembley foi palco da final da Copa do Mundo de 1966, quando a Inglaterra venceu a Alemanha por 4 a 2 e ganhou seu único título mundial, e de cinco finais da Champions League, tendo erguido a taça ali o Milan, Manchester United e Ajax.
A Eurocopa de 2020, disputada em 2021 em razão da pandemia, teve jogos disputados em Wembley, inclusive a final, em que a Itália venceu a Inglaterra em emocionante disputa de pênaltis.
A arena foi demolida em 2003 para dar lugar ao maior e mais moderno Estádio de Wembley, sendo atualmente o estádio com maior capacidade do Reino Unido.
Para muitos, é o palco mais importante do futebol europeu e mundial. Não à toa, foi apelidado por Pelé de “catedral do futebol”.
3- La Bombonera
O Estádio Alberto José Armando é a casa do Club Atlético Boca Juniors e atualmente tem capacidade para 54.000 espectadores e o curioso é que o campo tem as medidas mínimas exigidas pela FIFA (105m x 68m).
Ganhou o apelido de La Bombonera pelo formato peculiar, retangular e com arquibancadas íngremes divididas em três anéis, lembrando uma caixa de bombons.
Começou a ser construído em 1923 e teve como jogo inaugural o amistoso entre Boca Juniors x San Lorenzo - os donos da casa saíram vitoriosos (2x1).
Esse estádio conhecido pela festa feita nas arquibancadas pela torcida xeneize e que o torna temido por seus adversários, teve sua história marcada por dois tristes episódios. Em 1983, antes do início do clássico entre Boca Juniors e Racing, um sinalizador naval foi lançado pela La Doce, torcida organizada do time da casa, atingindo um torcedor do Racing de 26 anos de idade, que faleceu na hora. Em 1990 torcedores do San Lorenzo arremessaram um tubo de ferro que foi arrancado do banheiro e o jogaram das arquibancadas. O objeto acertou a cabeça de um torcedor xeneize que não resistiu e morreu.
Voltando aos bons momentos do futebol, La Bombonera foi palco de inúmeros momentos de glória do Boca Juniors e seus craques como Riquelme, Palermo e o maior jogador argentino de todos os tempos, Maradona.
4 – Qatar
Para fechar nossa lista, não poderíamos deixar de trazer os modernos estádios que estão sendo construídos para receber os jogos da Copa do Mundo de 2022, no Qatar.
Ícones da arquitetura moderna, alguns se destacam por usar material reciclado em mais de 80% de sua construção, pelo teto retrátil, pelo formato inusitado... Além disso, todos terão sistema de resfriamento de ar, para tornar mais ameno o clima de deserto.
Para citar apenas um estádio, vamos falar do estádio de Lusail, onde será disputada a final da Copa de 2022. Essa arena tem capacidade para 80 mil pessoas e, pasmem, está sendo erguida junto com uma nova cidade, a 20 km de Doha, capital do país.
Tomara que os jogos da Copa sejam grandiosos, como a estrutura que está sendo preparada no país sede para recebe-los.
Você sentiu falta de algum estádio nessa lista? Comenta aí embaixo!
Quem sabe você não nos ajuda a fazer uma nova rodada com outros estádios marcantes?
Comentários