Em 14/04/1895, conforme os registros, o jogador inglês Charles Miller, com essa bola da foto, promoveu a primeira partida de futebol em nosso solo.
Ele não sabia, mas estava dando o pontapé inicial no esporte que se tornaria a paixão nacional, o símbolo de uma nação que revelou craques como Pelé, Garrincha, Zico, Didi, Romário e Ronaldo (e tantos outros que não caberiam nesse texto) e levantou cinco taças de Copas do Mundo. O futebol é tão associado ao país que não se imagina uma Copa do Mundo sem a participação do Brasil, única seleção a participar de todas as edições do mundial.
Voltando à origem do futebol, a primeira partida ocorreu em São Paulo, no Centro paulistano, entre a Companhia de Gás de SP e a Cia. Ferroviária de SP, tendo por jogadores rapazes ingleses moradores da cidade. A Cia. Ferrroviária (São Paulo Railway), time defendido por Charles Miller, venceu a partida por 4 a 2.
Em seus primórdios, o futebol era jogado apenas por homens brancos integrantes da elite, podendo os demais apenas assistir às partidas. Felizmente, com o passar do tempo, o esporte foi se democratizando e chegando a todos os lugares, passando a ser praticado por todas as pessoas, sem qualquer distinção, como deveria ser sempre.
Charles Miller, responsável por nossa paixão, hoje dá nome à Praça bem em frente ao Estádio do Pacaembu.
(Fonte: jornal Folha Vitória, imagem: site Acervo da Bola)
Adoro essas curiosidades da bola...